Pular para o conteúdo principal

#tôsumidamastôviva

Queridos seguidores, há quase dois meses não publico nada e peço desculpas por isso.
Sei que muitos ficam esperando por uma dica, uma ideia e passei por um turbilhão de coisas nessas últimas semanas... um dia eu conto um pouco da minha vida pessoal, rsrs.
Vamos ao que interessa!

Como chegar ao seu nicho de trabalho?


Na verdade, este deveria ser o tema do post de hoje, porém eu comecei com uma ideia principal e essa era a secundária e resolvi focar nela....
Bem, quando começamos um negócio artesanal, geralmente, pois já vi e ouvi histórias de pessoas que começaram do nada mesmo, começamos com um hobby, com algo que já fazemos, que já gostamos, que nos identificamos e as pessoas gostam também e querem ter ou vemos ali uma fonte de renda quando as coisas "apertam". Mas, daí surgem aquelas situações corriqueiras, por exemplo:

  • Se você trabalha com jogos de toalhinhas de crochê para mesas redondas e chega uma cliente e diz que adorou o seu trabalho, mas que precisa de um tapete redondo também. Daí você calcula um preço por alto e fica feliz da vida ( em outro post, eu vou falar de preço, tempo de produção, compra de material, etc). Até aí, tudo ótimo! Você não apenas arrumou uma cliente, mas também está fazendo uma peça nova e aprimorando a técnica que você já sabe. Tudo é redondo, só será maior do que de costume!
  •  Em outro momento, essa cliente, que adorou o seu trabalho, quer presentear a mãe e lhe pede para fazer blusa. Você aceita a encomenda, senta em frente o computador e aprende, mais que rapidamente uma receita de blusa (ufa!) e dá um jeito no trabalho.
  •  E outra lhe pede bicos de panos de prato e você não quer recusar trabalho, pois está iniciando e não quer perder clientes.
  • E outra lhe pede uma colcha e por aí vai...
Chega um dia, em que você não sabe se vale mais a pena pegar uma colcha no mês para fazer ou vários panos de prato ou vários jogos de toalhinhas como no princípio. Bem, eu posso dizer que eu ainda estou assim, rsrs.
Eu sempre gostei muito de Arte, sempre gostei e tive habilidade de desenvolver projetos manuais. Já fiz crochê, tricô, tela à óleo, bordado, aplicação em roupas, bijuterias, entre outras técnicas. Porém, tudo isso foi hobby, mas o que virou negócio mesmo foi o meu trabalho com EVA! Mas, como não gosto de rotina, misturo muita coisa, rsrs: tecido, lã, botões, tintas, linhas, pérolas e mais uma infinidade de acabamentos. Essa é uma característica minha, mas o primeiro passo eu já dei. A minha principal matéria prima de trabalho é o EVA!
Como no exemplo acima, a artesã também tinha bem claro isso, porém, ela não sabia o que iria fazer, se investiria em vestuário, peças para cozinha, quarto ou decoração. 
Eu faço peças para decoração infantil, casa, aniversário, casamento, organização, batizado, enfim, eventos em geral. Ainda não foquei, não encontrei o meu nicho, porque é um trabalho muito amplo e eu gosto de tudo por enquanto... mas é algo que estou tentando definir.
Como?
Seguindo alguns passos que talvez você não precise de todos eles para saber qual seja o melhor para você ficar:
  1. Pesquisar os nichos existentes no mercado com o material e/ou a técnica na qual você trabalha (chá de bebê, nascimento, batizado, casamento, aniversário, etc);
  2. Observar os produtos apresentados, preços e correlacioná-los aos que você já faz;
  3. Refletir sobre o(s) nicho(s) que mais lhe agrada(m), pesando produção e lucratividade, que também são fatores importantes em uma empresa;
  4. Se você não conseguir se decidir por um nicho apenas e ainda ficar na dúvida, experimente trabalhar alguns produtos de cada nicho por mais um tempo, pois na prática, você poderá observar melhor o seu rendimento (de tempo, de dinheiro e alegria) ao realizar cada peça;
  5. Se, ao final de tudo, você ficar, por exemplo com 2 ou 3 nichos, tente sintetizá-los em um:
  • Bebê - chá de fraldas/ chá de bebê, maternidade e batizado ou apresentação.
  • Decoração infantil - organização, decoração, brinquedos.
  • Aniversário - infantil, teen, adulto, boteco, etc
  • Casamento - chá de panela, chá de lingerie, chá de casa nova, casamento, bodas de prata, bodas de ouro, etc.

Separando assim, você ainda tem muito trabalho e o que não fizer mais, passe para uma amiga ou amigo artesão de confiança! Crie parcerias, pois um indicando o outro, dará certo!

Esse post, não é só para vocês é muito mais para mim, podem ter certeza, mas eu ainda estou no começo, rsrs. me decidindo, fazendo um pouquinho de tudo, no desapega!!!

Comentem e peçam o tema que queiram que eu escreva aqui. 

Fiquem com Deus!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Inspirações para ter um quarto de costura/ ateliê com a sua cara!!!

Oi, gente!

Ainda vou fazer um vídeo falando sobre as minhas pesquisas para reformar o meu ateliê e de como consegui chegar ao que me parece ideal (dentro das minhas possibilidades atuais!).
Claro que toda artesã sonha em ter um ateliê MARAVILHOSO para praticamente, morar dentro rsrs, porém nem sempre temos condições de investir nisso ou até um espaço ou seja só nosso!
Então, como ter um ateliê ou quarto de costura (ou de qualquer outra técnica) do meu jeitinho e com as minhas condições?

Em primeiro lugar, é muito importante definir o espaço que você dispõe:

Para começar, serve um cantinho na sala de jantar, na cozinha, na área de serviço e até na sala principal... Talvez seja o único espaço que você possa utilizar!


Pode ser que você já tenha um espaço maior e só seu!!!
Em segundo lugar, você precisa pensar em quais materiais vai usar para saber que móveis utilizar! Se vai guardar tecidos, pode ser em um armário fechado para não empoeirar, por exemplo. Utensílios fechados como tintas, por …

Moldes BORBOLETAS!!!

Olá, pessoal!

Todo mundo gosta de borboletas, né!
Então, aqui estão vários moldes para podermos trabalhar bastante...
Vamos de feltro, EVA ou tecido? Pode ser no que quiser!

Qual é a sua técnica?
Ah, conta pra mim?

















E, então, vamos fazer?
De qual material será?

Vamos florir nossos trabalhos? MOLDES!!!

Olá, pessoal!
Passando rapidinho para deixar alguns moldes à mão. Flores, flores e mais flores é o que temos para hoje! Alegria!!!





Gostaram? Querem mais moldes? Quais moldes vocês mais utilizam e gostariam de ver aqui?
Bjoks!!!