Pular para o conteúdo principal

Decorando com bambu

Olá, pessoal!

Hoje eu trago um post especial!

A minha amiga Lélia, que é multitarefa: cabeleireira, esteticista e administradora do seu espaço de beleza, me pediu algumas informações sobre o plantio de bambu para áreas internas.
Para quem não sabe, sou Bióloga de formação e apaixonada por Botânica!!! : )

Amei esta composição!
 
Então, aqui vai um tutorial desde a coleta da muda até os cuidados diários:

Coleta da muda: a muda precisa ter raiz e se for um pouco maior é melhor, com uns 25 cm a partir do talo, mas não colete uma muda já muito grande, pois isso influenciará no tamanho do vaso e o substrato que precisará, além do crescimento, caso não queira uma muda muito alta com o passar dos anos. O bambu pode chegar até 9m na natureza!
Preparando a muda: eu recomendo fazer uma quarentena, para "sentir" a adaptação da muda, se for retirada diretamente do local nativo (morro ou mata ciliar- beira do rio). Se comprar a muda, pode-se fazer o plantio direto.
Fazendo a quarentena: Embale as raízes em uma estopa, fazendo um saquinho em volta e depois coloque plástico filme, para manter a umidade da muda. Pegue um pacotinho, saquinho preto de plástico que podem ser encontrados em floriculturas ou casas de material p jardinagem. Coloque um substrato (terra) , fazendo uma mistura com argila (terra de barranco) e areia. Coloque a muda dentro do saquinho, mas não cubra o talo, pois ele pode umedecer demais e estragar a muda. Tb não cubra brotos, se houver!
Muda em quarentena. Bambu gigante
Preparando o vaso para o plantio: O vaso ideal é o que tem a boca maior do que a parte inferior. Coloque cascalho ou mesmo pedrinhas no fundo, depois misture o substrato já mencionado com NPK na concentração 10, conhecido como 10/10/10 que você encontra onde for comprar o saquinho para mudas. Tb pode usar esterco curtido (o fresco fermenta e fere a planta) de boi, galinha, etc, misturado à terra. Coloque a muda, somente a parte das raízes livre (sem a estopa e o plástico). Cubra com terra e não se esqueça de não aprofundar muito a muda p não sufocá-la. Deixe a terra da muda um pouco mais baixa, p a água da rega se concentrar ali.
Rega: Molhe no dia do plantio e a cada 2 dias. Em dias muito quentes, regue todos os dias. Prefira um local sombreado, mas com iluminação direta do sol em alguns horários ao menos.
Dicas:
  • Use um vaso q possa acomodar as raízes com 5 cm de folga de cada lado do vaso.
  • Adube a planta uma vez por ano, pois conforme ela cresce, o adubo vai junto.
  • Faça o transplante das mudas de 2 a 5 anos, conforme o crescimento.
  • Existe um produto nas casas de flores, chamado hidrogel que você pode colocar no vaso, logo após a terra com adubo. Serve para manter a umidade natural da planta. 3g por vaso é suficiente.
  • A temperatura ideal para o bambu é em torno de 21º, por isso, em dias muito quentes, borrife água nas folhas e talos também, para reduzir a temperatura acumulada na planta.
  • O NPK pode ser usado 60g a cada 30x30 de terra, então meça o seu vaso e calcule a quantidade.
  • Não exagere no vaso, porque quanto mais espaço livre, maior o seu bambu ficará!
***Não se esqueça que a planta é um ser vivo e não serve apenas para embelezar e trazer boas energias de vida para o ambiente, mas também precisa de respeito e cuidado.
 
Aqui eu assino como Bióloga e como apaixonada por Botânica.
Espero que sirva para a minha amiga e para todos os que querem trazer um pouco da criação divina para perto.
E os chineses, muito sábios, fazem terapia com jardinagem. Eu também!
 
Um abração, pessoal!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vamos florir nossos trabalhos? MOLDES!!!

Olá, pessoal! Passando rapidinho para deixar alguns moldes à mão. Flores, flores e mais flores é o que temos para hoje! Alegria!!! Gostaram? Querem mais moldes? Quais moldes vocês mais utilizam e gostariam de ver aqui? Bjoks!!!

Moldes BORBOLETAS!!!

Olá, pessoal! Todo mundo gosta de borboletas, né! Então, aqui estão vários moldes para podermos trabalhar bastante... Vamos de feltro, EVA ou tecido? Pode ser no que quiser! Qual é a sua técnica? Ah, conta pra mim? E, então, vamos fazer? De qual material será?

Lembrancinhas para o Dia das Crianças!

O Dia das Crianças está chegando e você (professor, catequista...) pensa em agradar seus alunos com uma pequena lembrança, mas ainda não sabe o que fazer... Ah, isso me lembra meus tempos de professora do 1º segmento do Ensino Fundamental rsrs Eu sempre gostei de artes manuais e me lembro de um ano em que fiz bloquinhos para meus alunos e ficaram bem legais. Eu quis que cada bloquinho ficasse personalizado e tentei colocar as características dos meus aluno neles! Eu me lembro de como eles ficaram felizes e eu também!!! Pena que não tenho as fotos por aqui para mostrar, mas se eu as recuperar um dia (do hd do meu antigo PC), postarei aqui para vocês verem. Mas quis fazer este post para colocar algumas sugestões fáceis e bonitinhas para quem ainda não se organizou! Vamos lá? Ursinhos com copinhos cheios de balas vão agradar a criançada!  Fácil de fazer e linda demais a decoração desses pirulitos! Ponteiras para lápis lindinhas e o lápis é um presente útil! Espero