Pular para o conteúdo principal

Guia prático de ferramentas do artesão #2

Queridos leitores, hoje eu trago uma diga simples, mas que muitas vezes nós não nos atentamos e por isso é bom falar (escrever, rsrs).
Todos nós temos uma tesoura em casa, não é mesmo?
Principalmente quando somos artesãos, costumamos precisar de ferramentas de corte o tempo todo. Algumas pessoas preferem ter apenas uma tesoura e usá-la para tudo, enquanto outras, gostam de fazer coleção. Como dizem por aí, nem tanto ao céu nem tanto ao mar, não é bom usar uma tesoura para todos os fins e nem é necessário ter uma coleção de tesouras, a não ser que se queira. O importante mesmo é ter uma tesoura para cada função.
Mas como assim? É isso mesmo!
Se você não quer ficar gastando o seu dinheiro sempre amolando suas tesouras e ainda correr o risco de não poder mais usá-las de tanto já ter amolado, é bom seguir algumas dicas, de acordo com as suas necessidades:
  • Tenha uma tesoura só para tecidos;
  • Uma só para papelão e papel, se possível uma para cada;
  • Uma tesoura só para EVA;
  • Um estilete para cortes gerais (abrir caixas, cortar papelão, EVA, etc), pois conseguimos cortar a sua lâmina e usá-la como nova várias vezes;
  • Na foto, eu mostro o cortador circular que pode ser usado em papelão, EVA ou em tecido, porém é um material caro e pode ser substituído pela velha e boa tesoura;
  • Também coloquei o exemplo de uma tesoura decorativa com o corpo de plástico e o corte de aço, que serve para papel e EVA;
  • A tesoura de picotar, com corpo de metal, serve também para tecido e é mais durável, porém mais cara (aparece na foto com o cabo azul);
Da esquerda para a direita: estilete, minha tesoura para tecidos em geral (tb uso para feltro, mas tenho que comprar uma só para isso!), cortador circular, tesoura de picotar, tesoura decorativa, tesoura de tecido para cortes pequenos e para fitas (cetim, voil, etc), tesoura para papel e papelão, tesoura para EVA.

Comentários

  1. Adorei seu post, Amor! Dicas preciosas!! Vc sempre mto metódica!! rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Dicas simples, fazem a diferença em dias corridos. Metódica eu sempre fui e eu não sei se tenho reaprendido com vc ou aprendido mais, Sr. 5S, rsrs.

      Excluir

Postar um comentário

Obrigada por participar!

Um abraço,

Aline Carpazano

Postagens mais visitadas deste blog

Vamos florir nossos trabalhos? MOLDES!!!

Olá, pessoal! Passando rapidinho para deixar alguns moldes à mão. Flores, flores e mais flores é o que temos para hoje! Alegria!!! Gostaram? Querem mais moldes? Quais moldes vocês mais utilizam e gostariam de ver aqui? Bjoks!!!

Moldes BORBOLETAS!!!

Olá, pessoal! Todo mundo gosta de borboletas, né! Então, aqui estão vários moldes para podermos trabalhar bastante... Vamos de feltro, EVA ou tecido? Pode ser no que quiser! Qual é a sua técnica? Ah, conta pra mim? E, então, vamos fazer? De qual material será?

Lembrancinhas para o Dia das Crianças!

O Dia das Crianças está chegando e você (professor, catequista...) pensa em agradar seus alunos com uma pequena lembrança, mas ainda não sabe o que fazer... Ah, isso me lembra meus tempos de professora do 1º segmento do Ensino Fundamental rsrs Eu sempre gostei de artes manuais e me lembro de um ano em que fiz bloquinhos para meus alunos e ficaram bem legais. Eu quis que cada bloquinho ficasse personalizado e tentei colocar as características dos meus aluno neles! Eu me lembro de como eles ficaram felizes e eu também!!! Pena que não tenho as fotos por aqui para mostrar, mas se eu as recuperar um dia (do hd do meu antigo PC), postarei aqui para vocês verem. Mas quis fazer este post para colocar algumas sugestões fáceis e bonitinhas para quem ainda não se organizou! Vamos lá? Ursinhos com copinhos cheios de balas vão agradar a criançada!  Fácil de fazer e linda demais a decoração desses pirulitos! Ponteiras para lápis lindinhas e o lápis é um presente útil! Espero