Pular para o conteúdo principal

Etapas da precificação

Pelo que tenho visto, a dificuldade em colocar preço em produtos artesanais é quase geral. Muitos têm sido os pedidos de socorro em grupos de artesanato nas redes sociais, mas poucas explicações coerentes vemos e, para podermos aprender um pouco mais, precisamos pagar muito por isso. Eu mesma, fiz e ainda faço muitos cursos para melhorar a gestão de meus negócios, pois vejo que, de nada adiantaria, saber muitas técnicas, fazer bem a minha arte e não conseguir crescer financeiramente através dela se é isso que almejo.
Se você também, não se vê mais apenas como uma hobbysta ou uma artesã esporádica e quer fazer crescer o seu negócio artesanal, precisa saber cobrar por sua arte e encará-la como um trabalho, uma empresa, mesmo que seja de uma pessoa só!
Vem comigo...

  • Em primeiro lugar, encare o seu artesanato como um trabalho. Pense que um funcionário ganha desde o momento em que ele começa a trabalhar até o momento em que ele para. 
  • Defina um expediente, ou seja, um horário de trabalho e, caso não cumpra as horas que definiu, busque compensá-las em outro momento, mas é importante ter uma rotina.
  •  Trabalhe, mesmo que não tenha encomendas.
  • Mantenha seu local de trabalho organizado, para facilitar o bom andamento do mesmo e poupar tempo.
  • Se você atende em casa, busque manter o ambiente organizado e limpo.
Estas dicas são fundamentais para quem quer ver o seu negócio artesanal crescer, porém cobrar o valor justo por suas peças é a chave para o crescimento.

  1. Ao fazer uma peça, descreva todos os materiais (matéria-prima) que usou, desde o mais caro ao mais barato, pois TODOS tem um valor;
  2. Descreva as ferramentas que usou para confeccionar a peça;
  3. Acrescente todas as outras despesas que não sejam materiais e ferramentas, geralmente são as despesas fixas, ou seja, produzindo ou não, você precisa pagar: luz, água, internet, telefone...
  4. Não deixe de anotar as despesas extras, como transporte para buscar o material ou frete, por exemplo;
  5. Cronometre o tempo que gasta para confeccionar a peça, pois será a hora cobrada pela mão de obra;
  6. Não se esqueça de adicionar uma porcentagem sobre o valor final que será o lucro da empresa, ou seja, o capital de giro do seu negócio!
A primeira iniciativa que devemos tomar para precificar nossos produtos é sermos honestos com os valores e o tempo de produção, além de anotarmos tudo o que gastamos.

Nos próximos posts, daremos continuidade, destrinchando cada item, juntinhos. OK!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vamos florir nossos trabalhos? MOLDES!!!

Olá, pessoal! Passando rapidinho para deixar alguns moldes à mão. Flores, flores e mais flores é o que temos para hoje! Alegria!!! Gostaram? Querem mais moldes? Quais moldes vocês mais utilizam e gostariam de ver aqui? Bjoks!!!

Moldes BORBOLETAS!!!

Olá, pessoal! Todo mundo gosta de borboletas, né! Então, aqui estão vários moldes para podermos trabalhar bastante... Vamos de feltro, EVA ou tecido? Pode ser no que quiser! Qual é a sua técnica? Ah, conta pra mim? E, então, vamos fazer? De qual material será?

Lembrancinhas para o Dia das Crianças!

O Dia das Crianças está chegando e você (professor, catequista...) pensa em agradar seus alunos com uma pequena lembrança, mas ainda não sabe o que fazer... Ah, isso me lembra meus tempos de professora do 1º segmento do Ensino Fundamental rsrs Eu sempre gostei de artes manuais e me lembro de um ano em que fiz bloquinhos para meus alunos e ficaram bem legais. Eu quis que cada bloquinho ficasse personalizado e tentei colocar as características dos meus aluno neles! Eu me lembro de como eles ficaram felizes e eu também!!! Pena que não tenho as fotos por aqui para mostrar, mas se eu as recuperar um dia (do hd do meu antigo PC), postarei aqui para vocês verem. Mas quis fazer este post para colocar algumas sugestões fáceis e bonitinhas para quem ainda não se organizou! Vamos lá? Ursinhos com copinhos cheios de balas vão agradar a criançada!  Fácil de fazer e linda demais a decoração desses pirulitos! Ponteiras para lápis lindinhas e o lápis é um presente útil! Espero