Pular para o conteúdo principal

Você sabe quanto custa a SUA hora de trabalho?

Parece uma pergunta até boba a do título deste post, mas é uma das coisas mais importantes para quem trabalha com artesanato.
Quando iniciamos o nosso trabalho com artesanato, geralmente já percorremos uma jornada até chegarmos nesta fase. Veja se você se encaixa na história da maioria dos artesãos:
Você se identifica com uma ou mais técnicas artesanais, começa a fazer para você, para presentear os familiares e amigos, depois alguém vê o seu trabalho e começa a encomendar.  Você faz um preço mais ou menos, sem saber direito como cobrar e ainda sente vergonha, mesmo gostando das encomendas. Daí, um amigo passa o seu contato para o outro e as encomendas vão aumentando e o negócio vai crescendo... porém, a parte administrativa não acompanha o crescimento do seu negócio. Estou certa?
Por isso, quero iniciar com a sua hora de trabalho!
Quando temos um hobby, não nos importamos com prazo de entrega, com custos, somente queremos ter o prazer de fazer e ver a peça pronta. No mundo dos negócios, o tempo é algo muito importante, não é a toa que existe a famosa frase "time is money", pois tempo realmente é dinheiro!

Tempo x dinheiro








Eu sei que precisamos de tempo para tudo, mas vou focar em seu momento produtivo e vamos exemplificar para que você entenda.
Vamos pensar no perfil do nosso trabalho de um modo geral, sem falar do nosso lado artístico:
  • somos autônomos, ou seja, trabalhamos por conta própria;
  • ganhamos por produção;
  • calculamos o preço do nosso trabalho.
Se observarmos bem, o nosso trabalho é bem parecido com o trabalho de vários outros trabalhadores autônomos: costureiras, faxineiras, passadeiras,  pedreiros, cozinheiros,cabeleireiros, manicures, etc.
Peguei uma tabela de preços de uma diarista para exemplificarmos:

Tabela de Preços:

Apartamentos c/ 2 dormitórios c/suíte e s/suíte- R$ 120.00

Fonte: http://faxineiraestiloamericano.blogspot.com.br/2015/02/aceito-proposta-para-trabalhar-em.html

 Eu peguei um apartamento de tamanho médio que é o mais comum. Se ela limpar o apartamento em 6 horas, a sua hora trabalhada será de R$20,00 (120 : 6 =20), se ela levar mais tempo, a sua hora trabalhada será menor... sabendo que ela não tem gasto algum com material de limpeza e vale transporte. Então, ela sabe o valor da sua hora de trabalho e você, sabe quanto é a sua hora de trabalho?

Postagens mais visitadas deste blog

Inspirações para ter um quarto de costura/ ateliê com a sua cara!!!

Oi, gente!

Ainda vou fazer um vídeo falando sobre as minhas pesquisas para reformar o meu ateliê e de como consegui chegar ao que me parece ideal (dentro das minhas possibilidades atuais!).
Claro que toda artesã sonha em ter um ateliê MARAVILHOSO para praticamente, morar dentro rsrs, porém nem sempre temos condições de investir nisso ou até um espaço ou seja só nosso!
Então, como ter um ateliê ou quarto de costura (ou de qualquer outra técnica) do meu jeitinho e com as minhas condições?

Em primeiro lugar, é muito importante definir o espaço que você dispõe:

Para começar, serve um cantinho na sala de jantar, na cozinha, na área de serviço e até na sala principal... Talvez seja o único espaço que você possa utilizar!


Pode ser que você já tenha um espaço maior e só seu!!!
Em segundo lugar, você precisa pensar em quais materiais vai usar para saber que móveis utilizar! Se vai guardar tecidos, pode ser em um armário fechado para não empoeirar, por exemplo. Utensílios fechados como tintas, por …

Moldes BORBOLETAS!!!

Olá, pessoal!

Todo mundo gosta de borboletas, né!
Então, aqui estão vários moldes para podermos trabalhar bastante...
Vamos de feltro, EVA ou tecido? Pode ser no que quiser!

Qual é a sua técnica?
Ah, conta pra mim?

















E, então, vamos fazer?
De qual material será?

Vamos florir nossos trabalhos? MOLDES!!!

Olá, pessoal!
Passando rapidinho para deixar alguns moldes à mão. Flores, flores e mais flores é o que temos para hoje! Alegria!!!





Gostaram? Querem mais moldes? Quais moldes vocês mais utilizam e gostariam de ver aqui?
Bjoks!!!