Parece uma pergunta até boba a do título deste post, mas é uma das coisas mais importantes para quem trabalha com artesanato.
Quando iniciamos o nosso trabalho com artesanato, geralmente já percorremos uma jornada até chegarmos nesta fase. Veja se você se encaixa na história da maioria dos artesãos:
Você se identifica com uma ou mais técnicas artesanais, começa a fazer para você, para presentear os familiares e amigos, depois alguém vê o seu trabalho e começa a encomendar. Você faz um preço mais ou menos, sem saber direito como cobrar e ainda sente vergonha, mesmo gostando das encomendas. Daí, um amigo passa o seu contato para o outro e as encomendas vão aumentando e o negócio vai crescendo... porém, a parte administrativa não acompanha o crescimento do seu negócio. Estou certa?
Por isso, quero iniciar com a sua hora de trabalho!
Quando temos um hobby, não nos importamos com prazo de entrega, com custos, somente queremos ter o prazer de fazer e ver a peça pronta. No mundo dos negócios, o tempo é algo muito importante, não é a toa que existe a famosa frase "time is money", pois tempo realmente é dinheiro!
Eu sei que precisamos de tempo para tudo, mas vou focar em seu momento produtivo e vamos exemplificar para que você entenda.
Vamos pensar no perfil do nosso trabalho de um modo geral, sem falar do nosso lado artístico:
Peguei uma tabela de preços de uma diarista para exemplificarmos:
Apartamentos c/ 2 dormitórios c/suíte e s/suíte-
R$ 120.00
Fonte: http://faxineiraestiloamericano.blogspot.com.br/2015/02/aceito-proposta-para-trabalhar-em.html
Eu peguei um apartamento de tamanho médio que é o mais comum. Se ela limpar o apartamento em 6 horas, a sua hora trabalhada será de R$20,00 (120 : 6 =20), se ela levar mais tempo, a sua hora trabalhada será menor... sabendo que ela não tem gasto algum com material de limpeza e vale transporte. Então, ela sabe o valor da sua hora de trabalho e você, sabe quanto é a sua hora de trabalho?
Quando iniciamos o nosso trabalho com artesanato, geralmente já percorremos uma jornada até chegarmos nesta fase. Veja se você se encaixa na história da maioria dos artesãos:
Você se identifica com uma ou mais técnicas artesanais, começa a fazer para você, para presentear os familiares e amigos, depois alguém vê o seu trabalho e começa a encomendar. Você faz um preço mais ou menos, sem saber direito como cobrar e ainda sente vergonha, mesmo gostando das encomendas. Daí, um amigo passa o seu contato para o outro e as encomendas vão aumentando e o negócio vai crescendo... porém, a parte administrativa não acompanha o crescimento do seu negócio. Estou certa?
Por isso, quero iniciar com a sua hora de trabalho!
Quando temos um hobby, não nos importamos com prazo de entrega, com custos, somente queremos ter o prazer de fazer e ver a peça pronta. No mundo dos negócios, o tempo é algo muito importante, não é a toa que existe a famosa frase "time is money", pois tempo realmente é dinheiro!
Tempo x dinheiro |
Eu sei que precisamos de tempo para tudo, mas vou focar em seu momento produtivo e vamos exemplificar para que você entenda.
Vamos pensar no perfil do nosso trabalho de um modo geral, sem falar do nosso lado artístico:
- somos autônomos, ou seja, trabalhamos por conta própria;
- ganhamos por produção;
- calculamos o preço do nosso trabalho.
Peguei uma tabela de preços de uma diarista para exemplificarmos:
Tabela de Preços:
Fonte: http://faxineiraestiloamericano.blogspot.com.br/2015/02/aceito-proposta-para-trabalhar-em.html
Eu peguei um apartamento de tamanho médio que é o mais comum. Se ela limpar o apartamento em 6 horas, a sua hora trabalhada será de R$20,00 (120 : 6 =20), se ela levar mais tempo, a sua hora trabalhada será menor... sabendo que ela não tem gasto algum com material de limpeza e vale transporte. Então, ela sabe o valor da sua hora de trabalho e você, sabe quanto é a sua hora de trabalho?
Comentários
Postar um comentário
Obrigada por participar!
Um abraço,
Aline Carpazano