Pular para o conteúdo principal

Desapegando!

Pensando na vida atual, onde vemos tantas opções em tecnologia, cores, modelos, propagandas e o consumismo só aumentando e nas doenças psicológicas escondidas nas atitudes de quem se apega demais às coisas e acaba vivendo sem espaço, sufocado mesmo e entulhado até o teto, entre objetos, pessoas, animais e até alimentos em decomposição, tudo isso em um mesmo ambiente, me lembrei de um programa que assistia chamado "Acumuladores".
Este programa retrata bem, quando queremos sufocar nossas emoções ou quando já estamos sufocados por elas e não conseguimos expressá-las de outra forma, senão assim. Algumas pessoas, começam a acumular após um trauma, precisando se sentir seguro, outros entulham a casa, formando uma barreira literalmente contra algo ou alguém. 
Somos artesãos, criativos, felizes com o que fazemos e o que isso tem a ver conosco? Tudo!
Pelo que percebo em nosso meio, boa parte ou até a maioria de nós, inicia o trabalho artesanal por um problema psicológico (seja estresse, depressão) e o hobby vira arteterapia que vira negócio ou algo deste tipo. Outra característica do artesão é o de trabalhar sozinho, o que é muito bom por um lado, mas que pode ser muito solitário para alguns. Outro fator e talvez um dos que mais pese para nós é o da organização (xiiii!), pois além de termos muitos materiais, miudezas, sempre achamos que iremos precisar deste ou daquele material que ainda está até embalado, que iremos salvar o planeta reutilizando todas as garrafas pet e latas de leite... 
Como artesã e bióloga, posso dizer que cheguei num momento em que aqui em casa, não se jogava mais nada fora e que eu ainda guardava algumas coisas que os vizinhos me doavam, foi quando vi que estava saindo do controle. Quando olhava para tudo o que havia guardado, tudo o que havia comprado e que nem tinha usado ainda e nem tirado da embalagem, eu não ficava mais feliz, mas triste, me sentindo impotente e ansiosa. Tomei uma decisão que ainda estou trilhando, fazendo um levantamento de tudo o que havia comprado e que poderia me desfazer e abri uma lojinha só de materiais para artesãos e foi assim que nasceu a minha segunda loja a Bella Aviamentos. Resolvi só utilizar o que já tinha comprado, a não ser que o cliente quisesse algo que não tinha, uma cor de tecido ou feltro diferente, uma fita, enfim.. . Então, os meus projetos são voltados para utilizar o que já tenho e tem dado certo!
Estou fazendo um curso que se chama "Programa Mude sua Vida" com a Joana Ludwig, onde comentei que havia tirado um móvel e um computador que não estava funcionando do meu ateliê e que ganhei um bom espaço e ela estava falando da lei do vácuo. Acredito que, muitas vezes não queremos mudar  nada, com medo das mudanças, com medo do vazio, com medo do que virá ocupar aquele lugar...  mas se não começarmos a retirar o que não nos serve, o que ocupa espaço demasiado, o que sufoca, o que nos confunde, o que polui o nosso olhar, nunca olharemos com tranquilidade, com paz de espírito e às vezes, o que falta para a organizar a nossa vida é começar a organizar as nossas gavetas exteriores, para refletir no que está entulhando o interior e fazer uma limpeza, jogando fora o que ficou para trás. 
Deixo a frase da Cora, com palavras simples e cheia da mais pura sabedoria para que você continue a sua reflexão e tome coragem:



Amei mais uma vez estar com vocês e espero que este post sirva de reflexão e incentivo, pois enquanto escrevia, refletia também sobre as minhas necessidades.

Até a próxima!!! :)

Postagens mais visitadas deste blog

Inspirações para ter um quarto de costura/ ateliê com a sua cara!!!

Oi, gente!

Ainda vou fazer um vídeo falando sobre as minhas pesquisas para reformar o meu ateliê e de como consegui chegar ao que me parece ideal (dentro das minhas possibilidades atuais!).
Claro que toda artesã sonha em ter um ateliê MARAVILHOSO para praticamente, morar dentro rsrs, porém nem sempre temos condições de investir nisso ou até um espaço ou seja só nosso!
Então, como ter um ateliê ou quarto de costura (ou de qualquer outra técnica) do meu jeitinho e com as minhas condições?

Em primeiro lugar, é muito importante definir o espaço que você dispõe:

Para começar, serve um cantinho na sala de jantar, na cozinha, na área de serviço e até na sala principal... Talvez seja o único espaço que você possa utilizar!


Pode ser que você já tenha um espaço maior e só seu!!!
Em segundo lugar, você precisa pensar em quais materiais vai usar para saber que móveis utilizar! Se vai guardar tecidos, pode ser em um armário fechado para não empoeirar, por exemplo. Utensílios fechados como tintas, por …

Moldes BORBOLETAS!!!

Olá, pessoal!

Todo mundo gosta de borboletas, né!
Então, aqui estão vários moldes para podermos trabalhar bastante...
Vamos de feltro, EVA ou tecido? Pode ser no que quiser!

Qual é a sua técnica?
Ah, conta pra mim?

















E, então, vamos fazer?
De qual material será?

Vamos florir nossos trabalhos? MOLDES!!!

Olá, pessoal!
Passando rapidinho para deixar alguns moldes à mão. Flores, flores e mais flores é o que temos para hoje! Alegria!!!





Gostaram? Querem mais moldes? Quais moldes vocês mais utilizam e gostariam de ver aqui?
Bjoks!!!