Pular para o conteúdo principal

Desapegando!

Pensando na vida atual, onde vemos tantas opções em tecnologia, cores, modelos, propagandas e o consumismo só aumentando e nas doenças psicológicas escondidas nas atitudes de quem se apega demais às coisas e acaba vivendo sem espaço, sufocado mesmo e entulhado até o teto, entre objetos, pessoas, animais e até alimentos em decomposição, tudo isso em um mesmo ambiente, me lembrei de um programa que assistia chamado "Acumuladores".
Este programa retrata bem, quando queremos sufocar nossas emoções ou quando já estamos sufocados por elas e não conseguimos expressá-las de outra forma, senão assim. Algumas pessoas, começam a acumular após um trauma, precisando se sentir seguro, outros entulham a casa, formando uma barreira literalmente contra algo ou alguém. 
Somos artesãos, criativos, felizes com o que fazemos e o que isso tem a ver conosco? Tudo!
Pelo que percebo em nosso meio, boa parte ou até a maioria de nós, inicia o trabalho artesanal por um problema psicológico (seja estresse, depressão) e o hobby vira arteterapia que vira negócio ou algo deste tipo. Outra característica do artesão é o de trabalhar sozinho, o que é muito bom por um lado, mas que pode ser muito solitário para alguns. Outro fator e talvez um dos que mais pese para nós é o da organização (xiiii!), pois além de termos muitos materiais, miudezas, sempre achamos que iremos precisar deste ou daquele material que ainda está até embalado, que iremos salvar o planeta reutilizando todas as garrafas pet e latas de leite... 
Como artesã e bióloga, posso dizer que cheguei num momento em que aqui em casa, não se jogava mais nada fora e que eu ainda guardava algumas coisas que os vizinhos me doavam, foi quando vi que estava saindo do controle. Quando olhava para tudo o que havia guardado, tudo o que havia comprado e que nem tinha usado ainda e nem tirado da embalagem, eu não ficava mais feliz, mas triste, me sentindo impotente e ansiosa. Tomei uma decisão que ainda estou trilhando, fazendo um levantamento de tudo o que havia comprado e que poderia me desfazer e abri uma lojinha só de materiais para artesãos e foi assim que nasceu a minha segunda loja a Bella Aviamentos. Resolvi só utilizar o que já tinha comprado, a não ser que o cliente quisesse algo que não tinha, uma cor de tecido ou feltro diferente, uma fita, enfim.. . Então, os meus projetos são voltados para utilizar o que já tenho e tem dado certo!
Estou fazendo um curso que se chama "Programa Mude sua Vida" com a Joana Ludwig, onde comentei que havia tirado um móvel e um computador que não estava funcionando do meu ateliê e que ganhei um bom espaço e ela estava falando da lei do vácuo. Acredito que, muitas vezes não queremos mudar  nada, com medo das mudanças, com medo do vazio, com medo do que virá ocupar aquele lugar...  mas se não começarmos a retirar o que não nos serve, o que ocupa espaço demasiado, o que sufoca, o que nos confunde, o que polui o nosso olhar, nunca olharemos com tranquilidade, com paz de espírito e às vezes, o que falta para a organizar a nossa vida é começar a organizar as nossas gavetas exteriores, para refletir no que está entulhando o interior e fazer uma limpeza, jogando fora o que ficou para trás. 
Deixo a frase da Cora, com palavras simples e cheia da mais pura sabedoria para que você continue a sua reflexão e tome coragem:



Amei mais uma vez estar com vocês e espero que este post sirva de reflexão e incentivo, pois enquanto escrevia, refletia também sobre as minhas necessidades.

Até a próxima!!! :)

Comentários

  1. Que lindo, Aline! Muito obrigada por compartilhar! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Jo. Eu tb agradeço por compartilhar seu conhecimento no grupo e por nos ajudar em nossa caminhada! :)

      Excluir
  2. Perfeito, Aline. É isso mesmo. Nossa sociedade está doente. Nós não sabemos viver de modo simples e com pouco. Beijão e boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Eva! Pelo seu comentário, me lembrei daquela postagem no grupo daquele senhor que deixou a sua vida agitada na cidade e i morar no campo com a família... acho que perdemos muito das nossas origens e isso faz falta! Bjão p vc tb!!! :)

      Excluir

Postar um comentário

Obrigada por participar!

Um abraço,

Aline Carpazano

Postagens mais visitadas deste blog

Vamos florir nossos trabalhos? MOLDES!!!

Olá, pessoal! Passando rapidinho para deixar alguns moldes à mão. Flores, flores e mais flores é o que temos para hoje! Alegria!!! Gostaram? Querem mais moldes? Quais moldes vocês mais utilizam e gostariam de ver aqui? Bjoks!!!

Moldes BORBOLETAS!!!

Olá, pessoal! Todo mundo gosta de borboletas, né! Então, aqui estão vários moldes para podermos trabalhar bastante... Vamos de feltro, EVA ou tecido? Pode ser no que quiser! Qual é a sua técnica? Ah, conta pra mim? E, então, vamos fazer? De qual material será?

Lembrancinhas para o Dia das Crianças!

O Dia das Crianças está chegando e você (professor, catequista...) pensa em agradar seus alunos com uma pequena lembrança, mas ainda não sabe o que fazer... Ah, isso me lembra meus tempos de professora do 1º segmento do Ensino Fundamental rsrs Eu sempre gostei de artes manuais e me lembro de um ano em que fiz bloquinhos para meus alunos e ficaram bem legais. Eu quis que cada bloquinho ficasse personalizado e tentei colocar as características dos meus aluno neles! Eu me lembro de como eles ficaram felizes e eu também!!! Pena que não tenho as fotos por aqui para mostrar, mas se eu as recuperar um dia (do hd do meu antigo PC), postarei aqui para vocês verem. Mas quis fazer este post para colocar algumas sugestões fáceis e bonitinhas para quem ainda não se organizou! Vamos lá? Ursinhos com copinhos cheios de balas vão agradar a criançada!  Fácil de fazer e linda demais a decoração desses pirulitos! Ponteiras para lápis lindinhas e o lápis é um presente útil! Espero