Pular para o conteúdo principal

Dica da Artesã #3 - Economizando no Ateliê

Vamos falar de um assunto que todo mundo gosta? Economia!

A maioria dos artesãos que conheço são chefes de família, ou seja, gerenciam uma família, uma casa e suas finanças e sabe que economizar é algo imprescindível, quem dirá em tempos de crise, não é!

Hoje quero trazer dicas simples, que podem ser postas em prática neste mesmo momento, pois vamos economizar reduzindo o desperdício.
Seja em seu cantinho criativo, loja ou ateliê, sempre há algum tipo de desperdício que acaba gerando gastos desnecessários para você. Então, ou você começa a observar e contornar essas situações ou acaba pagando por algo que não está usando.

Vamos às dicas:

  1. Procure manter uma rotina de trabalho diurna, se possível, pois assim você utiliza a luz natural e não precisa acender lâmpadas;
  2. Não jogue fora os retalhos, pois todos tem alguma serventia. Utilize-os para confeccionar peças pequenas ou fazer detalhes, o que pode ser um diferencial em seus produtos;
  3. Ao limpar o seu ateliê, fique atento ao que está indo para o lixo, pois o "lixo criativo" é muito rico e pode conter muitas miudezas que podem ter caído no chão e serem jogados fora por engano;
  4. Reutilize caixas de cereal, amido de milho e outras para desenhar seus moldes. Eles podem não ficar por definitivo, como os de acetado, mas duram mais do que os de papel sulfite;
  5. Reaproveite as latas de leite, rolinhos de papel higiênico, potinhos de geleia, caixas de sapato e outros materiais que iriam para o lixo. Eles dão ótimos organizadores e reutilizar está na moda!
Deixo aqui as 5 primeiras dicas simples que podem ser usadas de maneira fácil por você. Elas já estão em prática aqui no Ateliê Superart.
Meu porta refil de cola quente, feito com lata de leite.

 E você, como economiza aí no seu cantinho criativo?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vamos florir nossos trabalhos? MOLDES!!!

Olá, pessoal! Passando rapidinho para deixar alguns moldes à mão. Flores, flores e mais flores é o que temos para hoje! Alegria!!! Gostaram? Querem mais moldes? Quais moldes vocês mais utilizam e gostariam de ver aqui? Bjoks!!!

Moldes BORBOLETAS!!!

Olá, pessoal! Todo mundo gosta de borboletas, né! Então, aqui estão vários moldes para podermos trabalhar bastante... Vamos de feltro, EVA ou tecido? Pode ser no que quiser! Qual é a sua técnica? Ah, conta pra mim? E, então, vamos fazer? De qual material será?

Lembrancinhas para o Dia das Crianças!

O Dia das Crianças está chegando e você (professor, catequista...) pensa em agradar seus alunos com uma pequena lembrança, mas ainda não sabe o que fazer... Ah, isso me lembra meus tempos de professora do 1º segmento do Ensino Fundamental rsrs Eu sempre gostei de artes manuais e me lembro de um ano em que fiz bloquinhos para meus alunos e ficaram bem legais. Eu quis que cada bloquinho ficasse personalizado e tentei colocar as características dos meus aluno neles! Eu me lembro de como eles ficaram felizes e eu também!!! Pena que não tenho as fotos por aqui para mostrar, mas se eu as recuperar um dia (do hd do meu antigo PC), postarei aqui para vocês verem. Mas quis fazer este post para colocar algumas sugestões fáceis e bonitinhas para quem ainda não se organizou! Vamos lá? Ursinhos com copinhos cheios de balas vão agradar a criançada!  Fácil de fazer e linda demais a decoração desses pirulitos! Ponteiras para lápis lindinhas e o lápis é um presente útil! Espero